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Você já ouviu falar em Jornada do Cliente?

Jornada do Cliente
Quem entende a expressão ''o cliente tem sempre razão'', sabe o que é jornada do cliente. Portanto, esta máxima ainda é verdade – e continuará sendo! - uma vez que as empresas e prestadores de serviços sempre devem estar atentos a todas as experiências dos usuários, do início ao fim do processo de venda de produtos e serviços. DESCUBRA como a ela ajuda a atrair e fidelizar seu maior patrimônio!

Mapear a jornada do cliente deve ser o primeiro item da “lista de tarefas” da sua empresa. Isso é muito mais do que uma simples análise do comportamento dos seus usuários, caso o seu objetivo seja aumentar a sua taxa de retenção.

mapa da jornada do cliente conta a história do usuário. Da motivação que o leva a encontrar o seu produto; seu primeiro contato com ele; o período de teste do produto; seu feedback; como o usuário recomenda o seu produto; o que o encoraja a continuar usando e pagando por ele.

mapa da jornada do cliente documenta cada passo da relação entre os usuários e as empresas ou prestadores de serviços.

Então, vejamos alguns itens importantes dessa jornada:

O que é exatamente o mapa da jornada do cliente?

Quem entende a expressão “o cliente tem sempre razão”, sabe o que é jornada do cliente. Portanto, esta máxima ainda é verdade – e continuará sendo! – uma vez que as empresas e prestadores de serviços sempre devem estar atentos a todas as experiências dos usuários, do início ao fim do processo de venda de produtos e serviços.

Mapear a jornada do cliente é o mesmo que jornada de compra?

Não. Eles podem ser semelhantes, mas são conceitos diferentes.

O processo da jornada de compra pode ser identificado em praticamente toda e qualquer empresa. Os clientes tendem a passar por diferentes estágios antes de efetivamente comprarem algo. A jornada de compra começa com o conhecimento da marca ou produto, a consideração de compra e a tomada de decisão – a compra efetiva.

Por outro lado, cada empresa deve ter seus próprios mapas de jornada do cliente, construídos de acordo com as personas, as ações dos clientes e suas relações e interações com a empresa e seus produtos.

Como adquirir as informações necessárias para mapear a jornada do cliente?

Para entender o comportamento dos seus clientes você precisa de dados reais. Tudo precisa ser mensurado para não ocorrer erro de desenvolver estratégias usando suposições e informações não confirmadas.

Veja como conseguir todas as informações relevantes para criar o mapa da jornada do cliente: 

  • Performance das estratégias de aquisição
  • Engajamento de usuários com e-mails
  • Resultados do marketing de conteúdo
  • Rastrear e analisar o usuário
  • Contato antes, durante e depois da compra
  • Feedback e pesquisas após a compra
  • Reviews e menções ao produto

Como aumentar a retenção do usuário com o mapeamento da jornada do cliente?

Mais do que entender o comportamento do usuário, o mapa da jornada do cliente pode ser usado para identificar pontos a serem melhorados e problemas a serem solucionados na jornada.

Por essa razão é possível utilizar o mapa para melhorar suas estratégias de retenção do cliente, identificando em quais estágios os usuários são mais propícios a deixar de usar o seu produto e o que pode ser feito para mantê-los fiéis.

Vejamos alguns exemplos:

  • Antes da compra, descubra o que leva o cliente a adquirir seu produto e o que o faz continuar usando;
  • Identifique o que precisa ser ajustado e as melhorias que podem ser feitas no processo de onboarding;
  • Crie questionários e peça pelo feedback dos seus usuários. Esses dados irão te ajudar a solucionar problemas e resolver questões em diferentes etapas do seu produto ou serviço;
  • Descubra se existe algum tipo de impedimento que esteja dificultando a compra ou renovação da assinatura – fidelização;
  • Encontre formas de melhorar a comunicação e o engajamento dos usuários com a sua aplicação;
  • Preste atenção no que os seus clientes estão dizendo! Suas ações, interações e como eles avaliam o produto/serviço são extremamente importantes para desenvolver um mapa da jornada do cliente funcional. Um bom mapa aumenta as oportunidades de crescimento do seu negócio.

A fidelização dos clientes não é tarefa muito fácil, porém com recursos como a Jornada do Cliente é possível!

Dica: como gerenciar a jornada do seu usuário com a automação da jornada do cliente?

Nós podemos ajudar! Entre em contato e agende uma consultoria.

Carlos Eduardo Tobias

Carlos Eduardo Tobias

Especialista em I.A. e Automação
Consultor em Marketing Digital
Web Developer Full Stack

Com mais de 22 anos de experiência em marketing online, atuo em desenvolvimento de sites, modelagem de dados, design, gestão de tráfego e automação.

Atualmente, foco meus estudos em Inteligência Artificial, com automações em plataformas como MAKE, N8N e CrewAI.

Todos os meus conteúdos são otimizados e gerados com o apoio de IA e técnicas avançadas de prompt.

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