O isolamento social trouxe uma vantagem: o tempo e a possibilidade de investir mais em entretenimento. Os serviços de streaming estão repletos de conteúdo em forma de séries que podem servir de inspiração e lição aos empreendedores.
1. O Código Bill Gates
Disponível na Netflix, a série documental mostra a verdadeira essência de um dos maiores empreendedores do século. Nos episódios, conhecemos os pensamentos, visões e questões pessoais do homem mais rico do mundo. A série inclui cenas de depoimentos das irmãs de Gates, esposa, ex e atuais colegas de trabalho e até mesmo relatos de Paul Allen, cofundador da Microsoft, já falecido.
2. Dirty Money
Para quem se interessa por histórias de corrupção em grandes empresas, essa é a série perfeita. A trama explora fraudes corporativas e traz à tona escândalos famosos. Os episódios tratam da ganância em relação ao dinheiro e mostra desde lavagem de dinheiro de cartéis até empréstimos para efetuar o pagamento de funcionários. A série está disponível na plataforma da Netflix.
3. Explicando a mente
Apesar de não tratar sobre questões empresariais em si, a série documental original da Netflix traz explicações para questões intrigantes da mente humana. Cada episódio é sobre um tema diferente: memória, sonhos, ansiedade, psicodélicos e meditação. Para um empreendedor, entender os mistérios da mente é saber como lidar com as pessoas e principalmente, saber como elas pensam. Assim, você poderá incorporar esse conhecimento às estratégias de marketing e recursos humanos, por exemplo.
4. The Office
Com humor e leveza, as mais diversas situações que as pessoas passam dentro de um escritório podem ser vistas em The Office. Você irá se deparar com exemplos do que não fazer no trabalho. O cotidiano é retratado de forma cômica e com certeza proporcionará lições e certezas sobre a caminhada no empreendedorismo. É possível assistir às temporadas no Amazon Prime, o serviço de streaming da Amazon.
5. Girlboss
Baseada em uma autobiografia, Girlboss conta a história inspiradora de uma super empresária. Você irá conhecer a vida de Sophia Amoruso, CEO e fundadora da marca de roupas Nasty Girl. Ela começou a se aventurar nos negócios em seu próprio quarto aos 22 anos. Essa série mostra o caminho árduo do empreendedor até o sucesso, além da paixão e persistência que envolvem essa caminhada. Apesar de ter sido cancelada, ainda é possível encontrá-la no catálogo da Netflix.
6. O Sócio
Marcus Lemonis, um dos grandes nomes do empreendedorismo nos Estados Unidos, é a atração principal de O Sócio, reality show que acompanha sua atuação ajudando empresas que lutam para sobreviver.
Normalmente, são negócios de pequeno a médio porte que entram em contato com Marcus pedindo ajuda. Ele vai até a empresa, faz uma análise do negócio e apresenta uma proposta: obter determinada porcentagem da empresa por um certo valor.
O mais interessante acontece após a negociação ser feita. Marcus Lemonis tem uma metodologia para gestão de negócios bem específica, aplicando-a em todos os empreendimentos dos quais participa. Ele faz uma extensa análise do negócio e aponta as principais falhas e pontos de melhoria.
Ao mesmo tempo, somos apresentados à perspectiva do empreendedor, suas dificuldades, novas experiências, processos de aprendizagem e deficiências que os impedem de ter mais sucesso nos negócios. A série é uma verdadeira aula de gestão e vale à pena conferir
7. Shark Tank
Clássico e já conhecido pelos empreendedores, Shark Tank é sempre uma boa opção. O reality show mostra empreendedores em busca de investimento, que apresentam seus negócios a cinco investidores, os chamados “tubarões”. Nomes famosos como o de Ashton Kutcher e Richard Branson aparecem como convidados. O programa é uma ótima oportunidade para conhecer inovações e se inspirar em como fazer ofertas e negociar com os “tubarões” da vida real.
8. Silicon Valley
Essa série retrata de forma fiel os verdadeiros dilemas enfrentados por empreendedores e tem como grande atrativo o tom humorístico. Não faltam surpresas ao expectador e ainda instiga o interesse pela história das primeiras empresas de tecnologia que surgiram na Califórnia.
A comédia, que se passa no Vale do Silício , lar de Google, Apple e muitas outras, acompanha a trajetória de seis jovens empreendedores e da construção de sua startup de tecnologia. Dentro dessa jornada, surgem diversas situações de conflitos e decisões a serem tomadas, que vão desde turbulências dentro da equipe, passando pela aplicação de métodos de gestão para evoluir o negócio, até o dilema entre vender a startup por um grande valor monetário ou receber um aporte menor em troca da cessão de uma porcentagem da companhia e, assim, manter o controle sobre os rumos da empresa.
Silicon Valley também mostra a montanha-russa emocional na qual embarca o fundador e CEO da empresa. Isso gera uma grande proximidade com o personagem e os telespectadores.
9. Gigantes da Indústria
As histórias de gigantes que moldaram a indústria e a história americana são a principal atração dessa série. Alguns dos nomes apresentados são Henry Ford, J.P. Morgan e John D. Rockefeller.
A busca pelo sucesso americano, por meio da tomada de decisões de riscos e de uma visão prospectiva, é uma perspectiva que faz com que a série agregue muito para quem é empreendedor.
Viu como você também pode aprender enquanto se diverte? Só não esqueça daquele balde de pipoca caprichado com bastante manteiga, afinal de contas, você merece! Aproveite e compartilhe esse post com alguém especial. Vai que você consegue companhia para essa maratona.
10. Mad Men
Quer saber como funciona o dia a dia em uma agência de publicidade nos anos 1960?
Mad Men retrata. A série mostra a vida pessoal e profissional de Don Draper, diretor criativo de uma agência em Manhattan. Os episódios mostram a mudança no mercado, na forma de comunicar os produtos e na vida das pessoas naquela época.
Com a série dá para aprender muito sobre campanhas de marketing, como vender seus produtos por meio de ideias criativas e estabelecer uma boa comunicação com o público.
11. House of Cards
A série retrata a trajetória de um político americano que desejar ocupar o posto de homem mais poderoso do mundo. A produção é da própria Netflix, já ganhou inúmeros prêmios e é viral na internet. Apesar de falar sobre política, a série mostra a importância de formar parcerias, fazer networking e elaborar estratégias.
12. Billions
O drama fictício Billions mostra o mundo das altas finanças, acompanhando a luta entre o rei dos fundos de hedge, Bobby Axelrod, e o promotor público Chuck Rhoades. A série explora os temas de moralidade, inteligência e riqueza, mostrando a verdade na frase “o poder corrompe”.